Resenha do vídeo de Simon Sinek "Porque bons líderes fazem você se sentir seguro?"



Esse texto é uma resenha do vídeo do YouTube, escrito por Anna Carolina Moreira e revisado pelo Rodrigo Sales dos Santos (Redator e Tradutor).

O autor e palestrante motivacional Simon Oliver Sinek inicia sua palestra com uma história de um capitão do Exército que se tornou um herói de guerra nos EUA em 2009. William Swenson, capitão do exército, foi reconhecido por sua resistência e lealdade ao resgatar soldados feridos e retirar os mortos em meio ao fogo cruzado da guerra. Um desses momentos foi registrado por câmeras acopladas nos capacetes dos combatentes e mostra exatamente o instante em que o capitão e um de seus homens resgatam um sargento baleado e o levam até um helicóptero. Swenson se inclina e beija a testa do soldado e retorna para o campo de batalha para resgatar mais pessoas.
A pergunta feita por Sinek é “por que não há pessoas como o capitão Swenson para se trabalhar junto?” As hipóteses são que essas pessoas estão envolvidas em trabalhos voluntários ou de cunho altruísta. Contudo, Sinek vai além e diz que o segredo está no ambiente. Segundo ele, se o ambiente for favorável e seguro as pessoas envolvidas terão capacidade de realizar coisas notáveis. 
O autor destaca o conceito de confiança e cooperação e explica que o problema está em que esses conceitos são sentimentos e não instruções a serem seguidas, o que torna difícil a sua aplicação. Cooperação e confiança são sentimentos presentes desde a era Paleolítica e que faziam a diferença para a sobrevivência e segurança de um grupo. Da mesma forma no mundo atual dentro das organizações há perigos e momentos de crise em que a presença de um líder irá trazer o sentimento de segurança e cooperação entre os envolvidos. Para Sinek “quando um líder toma uma decisão de colocar a segurança e as vidas de pessoas de dentro da organização em primeiro lugar, de sacrificar seus confortos e sacrificar os resultados tangíveis, para que as pessoas permaneçam, sintam-se seguras e como parte do grupo, coisas extraordinárias acontecem”.
Sinek cita ainda a experiência em uma viagem de avião na qual um passageiro tentou embarcar antes de seu número ser chamado e foi tratado como um criminoso pela agente de embarque que claramente não se sentia segura e nem possuía líderes que transmitissem esse sentimento a ela. Se, por razões do ambiente formos forçados a gastar tempo e energia nos protegendo nossa organização se enfraquece; enquanto que quando nos sentimos seguros naturalmente direcionamos nossos atenção e forças para enfrentar as situações e os perigos que existem nos ambientes organizacionais. 

Na visão de Simon a melhor analogia para um líder está na postura do pai, em que esse pai tem o compromisso com a educação e com a segurança do filho, mesmo que o filho cause prejuízos e danos ao pai, como líder esse pai assume os riscos e promove crescimento e amadurecimento ao filho. Trazendo isso para o ambiente de negócios, o autor sugere que a liderança é uma escolha e não apenas um título, na qual escolhemos com base na confiança que sentimos em relação àquele que possui segurança para dirigir um grupo e não na autoridade.
-----------

Esses são alguns pontos relevantes da palestra do Simon Sinek que está disponível no YouTube.

Comentários